O Marketing Digital e a grande oportunidade das pequenas, medias e grandes empresas alcançarem o seu público alvo. De uma maneira objetiva e com uma capacidade de direcionamento que as mídias tradicionais não têm. Nesse cenário o Facebook é na atualidade um dos principais canais de comunicação.

Quando falamos do Marketing Digital estamos falando de todas as vertentes, como a criação de sites, redes sociais, email marketing, videos, e muitos outros recursos que a internet pode propiciar as empresas para divulgarem suas marcas. Nesse sentido temos que entender que cada ferramenta (vamos chamar assim) tem um sentindo,  um objetivo especifico para a sua utilização.

No ambiente Online não tem uma ferramenta capaz de dar as empresas todos os recursos necessários, para o trabalho de marketing. O que temos é ferramentas com alcance de pessoas maiores e outros menores. Só que, tratando de Marketing Online, atingir um maior numero de pessoas, não significa ser a melhor ferramenta para a sua empresa.

Para entender melhor essa afirmação, é necessário compreender de como a internet funciona, para isso podemos destacar dois pontos: A Interação e a Segmentação, das informações.

Diferente da televisão, ou outra mídia tradicional, na qual você não pode escolher quem vai ver a sua publicidade de maneira prioritária. Se você trabalha com manutenção de televisão LCD, não é interessante para você que a sua publicidade apareça para pessoas que não tem televisão LCD, situação que nas mídias tradicionais não é possível, já na internet e plenamente aplicável.

Nenhuma ferramenta substitui a outra no marketing digital. Quando afirmamos que o Facebook pode estar roubando o seu dinheiro é nesse sentido. Não estamos aqui desconsiderando o grande impacto que o Facebook, tem hoje para o Marketing Digital. Agora depositar no Facebook a única ação para divulgar a sua marca, ai sim é um grande erro.

E necessário entender para que as mídias sócias, redes sociais, sites, email marketing, blogs, “seo” e por ai vai. Não vamos aqui falar sobre eles, concentrando assim no tema proposto.

Onde que entra o Facebook

O Facebook tem o seu papel de grande relevância, mais não consegue suprir as necessidades das empresas. A sua marca tem que estar acessível, o máximo possível aos seus potenciais clientes, e se você concentra apenas no Facebook, você não terá sucesso. Só para refletir, mais de 70% das compras começam pelos mecanismos de busca, ou seja, se a sua marca estar só no Facebook, você não estará participando desse bolo.

Uma segunda questão é que as informações que são disponibilizadas no Facebook, não beneficiam aos seus potenciais clientes acharem uma informação sobre o produto ou serviço que oferece. E mesmo os conteúdos ali postados tem uma serie de limitações.

A proposta do Facebook é de aprofundar o relacionamento da sua empresa com os seus clientes, e promover a aproximação a partir de um interesse em comum.

Para a empresa estar visível na internet ela precisa fazer com que a sua marca circule na rede de maneira qualificada. Partindo do principio que mais de 70% das compras/conversões passam pelos mecanismos de busca, e que os mecanismos ranqueiam as suas paginas a partir de conteúdo relevante, é fato afirmar que o “FACEBOOK” não oferece conteúdo relevante e que não trará a visibilidade que a sua empresa precisa.

Um grande abraço a todos,

Acompanhe o nosso blog, e acompanhe a continuação do tema.

Edson Rodrigues
Especialista em Marketing Online

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