Já esta na pauta de qualquer empresa, a internet como parte de sua estratégia de marketing digital. Dentro desse cenário são empresas atracando-se nesse grande oceano de possibilidades que é a Internet. Apesar de tudo o número de empresas e de investimentos ainda e bem aquém de todo o potencial. Infelizmente na mesma proporção de empresas começando a trabalhar no ambiente online, é também a proporção de empresários, alegando que não tiveram sucesso, e que se desiludiu com o site, com a rede/mídia social x ou y.

Com esses números tão contraditórios, fica uma grande interrogação por parte dos empresários se é importante ou não investir nessa área do marketing.

Para ajudar a evaporar essas duvida elencamos aqui 07 pecados (erros) cruciais que impedem ou dificultam o sucesso das empresas na internet.

  1. Não ter um Site com domínio próprio

O maior de todos os erros, o maior de todos os pecados “webianos”. O site é a sua loja na internet, seu endereço próprio, é onde poderá  efetuar suas conversões, conversar com seus clientes, personalizar de  acordo com a sua identidade visual. E principalmente podemos considerar a principal porta de entrada pelos mecanismos de busca.

  1. Ignorar o Google+

Esse talvez depois do site próprio fosse o maior erro cometido pelas empresas. O mais interessante é que os próprios profissionais do marketing o descartam. O grande problema e que a grande maioria não compreendeu de fato o que é o Google+. Para o Google a sua rede é muito mais do que uma simples rede. É o local na qual vai concentrar todos os serviços do Google, inclusive o que o próprio Google chama de “real autor”, que é na pratica localizar de fato quem produz conteúdo na web. É através da autoridade web que o Google vem implementando o ranqueamento nas buscas orgânicas. Na qual o resultado orgânico das buscas será completamente afetado, ou seja, se você tem o perfil no Google+ e esse perfil é considerado produtor de conteúdo, a sua marca terá grandes possibilidades de ficar bem posicionada em detrimento de quem não está na rede do Google e de quem não produz conteúdo.

  1. Concentrar a seu Marketing Digital em uma única rede/mídia social (Facebook)

O que os empresários têm que compreender é que nenhuma rede/mídias sociais são de domínio deles. E que da mesma maneira que elas surgem, elas desaparecem, estão sujeitas as mudanças de acordo com os interesses dos seus donos, seja essas mudanças na sua politica de privacidades ou no funcionamento.  E principalmente estão sujeitas a problemas técnicos, podendo para de funcionar, temporariamente, ou até mesmo a perca de todos os dados de maneira permanente. Se a sua marca fica pressa a uma única rota de comunicação com os seus clientes, e essa rota e bloqueada, acabou o contato, tudo que foi feito ficará perdido, e você terá que começar a remar tudo do zero.

  1. Misturar perfil pessoal com o da empresa

Esse talvez seja um dos erros mais bizarros, mais porem também é um dos mais praticados. Esse erro demostra talvez o despreparo e o desconhecimento das práticas do Marketing no ambiente online. Pois ainda há uma grande esmagadora porcentagem de empresários que pensam que a internet é outro mundo, tem que se comportar de qualquer maneira. O mais interessante é que no ambiente off-line, os empresários tem a preocupação de separar o que é pessoal do que é jurídico, contas, tempo, maneira de conversar….. Infelizmente os empresários ainda comentem o erro de pensar que a internet é um mundo qualquer, não requer cuidados, planejamento e principalmente a divisão do que é jurídico, do que é pessoal.

  1. Não utilizar as ferramentas para empresas da mídias/redes sociais

O trabalho de marketing no ambiente online tem que ser elaborado de acordo com os procedimentos naturais de marketing, não pode separa o marketing tradicional do marketing na internet, é o mesmo marketing só que desenvolvido em plataformas diferentes. Por tanto ignorar as ferramentas de marketing elaboradas para as empresas na internet é um erro que pode impedir as empresas de alcançar de fato o grande público da internet. Tem um senso comum de que apenas criar perfis nas redes sociais, e sair postando estão fazendo marketing no ambiente online, ignorando ferramentas que muitas vezes são gratuitas mais de grande valia.

  1. Não saber o seu o seu público alvo

Como você vender sem saber pra quem, como oferecer uma Ferrari para quem consegue comprar um Gol. Mais esse é o cenário da maioria dos empresários que hoje tem perfil nas mídias/redes sociais. Criam perfis e saem postando sem saber para que estão postando, não tendo a preocupação de planejar as suas postagens de acordo com seu público alvo. Agora a questão é que eles nem sabem onde está o publico alvo. Essa ação é fruto do simples criar “perfil” e postar, do pensamento de que apenas ter um perfil já esta na era do marketing no ambiente online.

 

  1. Não medir o alcance

Não se pode avaliar se a sua ação está dando certo se não temos informações do nosso alcance. Como um atleta só consegue saber o resultado do seu treino com números, após as provas e de alcançar o seu objetivo que é a vitória. O marketing no ambiente online segue a mesma cartilha. Antes de qualquer coisa temos que definir quais as métricas irá adotar para medir o desempenho. O número de curtidas, visitas, interações, o alcance, vendas enfim, temos uma seria de métricas que podemos estabelecer para definir a nossa estratégia de comunicação/marketing. Pois só com esses números podemos posteriormente avaliar se esta dando certo ou não, e principalmente termos a condição de readequar a campanha de acordo com os dados que recebemos.

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