Para muita gente, a venda via internet é simplesmente definir o produto ou serviço que deseja vender, definir preço, local de divulgação (pois nem sempre e via site de comercio eletrônico), montar o seu anuncio, disponibilizar o conteúdo online, e simplesmente, esperar os valores caírem na conta ou contado do provável comprador.

Infelizmente esse é o grande conto do vigário dos dias modernos. Não tenho duvidas, e principalmente credito fielmente no avanço do comercio eletrônico, e principalmente que os empreendedores podem conquistar sucesso nesse segmento.

Não querendo desmotivar ninguém que queira entrar  para esse segmento de empresarial, que é o comercio via internet, mais ao mesmo tempo (infelizmente, uma ducha de agua fira),  desmitificar que o sucesso vem rápido na internet. Logico que temos situações que de fato alcançam o sucesso de maneira rápida, mais na regra de fato alcançar o sucesso via internet, requer tempo, dedicação, recursos financeiros e muita paciência.

O comercio na internet segue uma mesma logica do comercio tradicional. Plano de negócios, estudo de mercado, estudo de concorrentes, campanha de marketing……. e principalmente, planejamento, e muito planejamento.

Disponibilizar os produtos em uma loja, ou anuncio na internet, é apenas o meio do processo. Antes, o empresário tem um longo caminho a percorrer, e depois um caminho ainda maior a percorrer.

Planejamento é Essencial para Vender na Internet

Não tenho medo em dizer que inclusive o comercio no ambiente online é muito mais  difícil de alcançar êxito, do que no comercio tradicional. No ambiente online o planejamento e uma estratégia de comunicação, é mais do que importante, é a CORDA QUE SEGURA O PESO. Digo isso levando em consideração que a concorrência no ambiente online é muito mais feroz, implacável do que no ambiente off-line.

Na internet praticamente qualquer pessoa, independente do local de moradia, de condições financeiras, pode abrir uma loja na internet. Pela facilidade, custo, e principalmente pela falta de uma legislação/fiscalização mais dura, se prolifera aos milhares por dia, paginas, anúncios e sites buscando conquistar uma fatia desse bolo.

Da mesma maneira que sem planejamento a probabilidade de insucesso é muito grande, a probabilidade de grande sucesso nas vendas pela internet vem junto com o planejamento.

O comercio online tem previsão de um aumento superior a 20% no ano de 2015 em comparação ao ano de 2014. Com o avanço dos dispositivos moveis a tendência é que esses números ficam maiores a cada dia.

Portando, o primeiro e talvez o mais importante item que você tem que ter no seu CheckList , é o “Planejamento” e muita “Paciência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *