Marketing e Propaganda no mundo digital são situações que não se conciliam. Já não é necessário afirmar e reafirmar da necessidade das empresas estarem na internet, principalmente nas mídias sociais. Hoje em torno de 40% a 60% (se não mais) das empresas possuem um perfil funcionado em uma das mídias sociais, seja um perfil da própria empresa ou do proprietário que a utiliza para divulgar a sua empresa.
O que é Marketing Digital
Com tanta gente é inevitável uma enxurrada de panfletos digitais, sendo publicados 24h por dia. Poderíamos até ficar alegres com esses números, até porque se olharmos a tendência, percebemos que é de crescimento (não a quantidade de panfletos, mais de empresas na internet). Mais, ao mesmo tempo em que temos um grande número de empresários entrando no mundo online, temos também uma grande, mais, uma grande confusão, quando o a questão e a o marketing digital.
Panfletagem Digital X Marketing Digital
Não é pequeno o número de empresários que quando abordado a respeito do assunto do “Marketing Digital” para a sua empresa, vem com uma resposta na ponta da língua: “Eu já tenho um perfil no Facebook”. E ai, o que fazer nessa hora? É tentar convence-lo de que o Marketing Digital é muito maior do que uma simples conta dentro de um perfil social.
Com a extrema facilidade de abrir, postar, mandar mensagens que as mídias sociais proporcionam, vem aumentando o número de empreendedores que gerenciam suas próprias contas. Não que eu seja contra que o empreendedor gerencie suas contas, desde que o mesmo tenha um conhecimento do “marketing digital” ou possua uma equipe qualificada para tal. Pois o marketing digital é muito diferente de publicar propagandas.
Panfletagem Digital
Hoje são comuns perfis empresariais que publicam de minuto em minuto a arte de materiais que foi produzido para ser impresso. Numa visão imediatista, ou por desconhecimento, ou simplesmente para poupar recursos, e querendo resultados rápidos, optam na visão deles pelo caminho mais fácil.
Planejamento Estratégico de Marketing Digital
Numa visão dos próprios empresários, eles estão fazendo a coisa certa. Pois em alguns casos que conheço geraram um número relativamente bom de conversões em um certo momento, através de uma promoção ou ação do similar. Mais param por ai, pois sem um planejamento eficiente, observando um todo do marketing digital, não apenas um único canal, ou uma única ação, não é capaz de segurar as conversões em alta, é por um bom tempo. Com isso vemos um fenômeno interessante, pois no começo tudo é um mar de rosas, para os empresários que adotam essa tática, mais com o passar do tempo, com a falta das conversões eles abandonam os seus perfis e falam em alto e bom som que a internet não gera resultados.