Se você está com planos de abrir o próprio negócio no próximo ano, então você precisa começar, agora, um planejamento e um estudo de mercado. Com as mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, os negócios tendem a mudar com a mesma frequência.

Pensando nisso, o estrategista de marcas Leonardo Kim publicou uma lista na revista americana Inc com nove tendências que vão guiar o mercado em 2017. Confira abaixo as ideias:

1. Ferramentas para a construção de produtos tecnológicos (sem necessidade de muita bagagem técnica)

Em 2017, a tecnologia será um campo totalmente necessário para que cada negócio tenha potencial de competição no mercado. Plataformas autoexplicativas, como o WordPress, fazem e continuarão a fazer sucesso porque permitem um gerenciamento mais simples sem a necessidade de muitos conhecimentos técnicos por parte dos funcionários.

2. Ferramentas que auxiliam marcas pessoais

Trabalhar marcas pessoais será uma estratégia cada vez mais usada para se destacar no mercado. Em um mundo cheio de concorrentes, um branding pessoal bem feito pode fazer a diferença na hora de conquistar os consumidores.

3. De olho no público jovem

Ao invés de rejeitar os novos consumidores da “Geração Y”-também chamada de geração do milênio-, as empresas terão que enxergá-los, cada vez mais, como clientes em potencial. Entender como eles pensam e criar produtos específicos para esta geração é uma grande aposta para o próximo ano.

4. Treinamento para funcionários remotos

O trabalho remoto tende a ser, cada vez mais, uma realidade. Pensando nisso, empresas que ofereçam serviços para o treinamento de funcionários que trabalham longe da sede da companhia devem crescer exponencialmente.

5. Saúde e nutrição

Estudos comprovam que a nova geração está mais preocupada com a saúde e nutrição do que qualquer outra. Graças à tecnologia, é possível medir calorias, fazer registros nutricionais e manter os hábitos esportivos e alimentares, tudo em um app. O mercado de ferramentas fitness para smartphones só tende a crescer e o boom desses aplicativos irá fortalecer, paralelamente, o mercado de saúde.

6. Apostas em e-commerce

A crescente demanda por itens disponibilizados em lojas online faz com que esse nicho de mercado se fortaleça cada vez mais se comparado ao crescimento de vendas nas lojas físicas. Estudos recentes mostraram que 58% dos compradores adicionam itens no carrinho para atingir as cotas exigidas para o frete grátis nos sites de compra, por exemplo.  O e-commerce é mais nicho que deve crescer em 2017.

7. Estratégias para manter os clientes sempre próximos

Para tornar uma empresa cada vez mais popular, é importante manter uma relação bem próxima com o cliente.  Serviços e produtos que não são vendidos de forma direta e uma única vez, como o transporte oferecido pelo Uber, tende a permanecer em expansão.

8.Treinamentos de funcionários moldados de forma diferente

Em 2017, uma tendência será o treinamento de habilidade focado nos pontos forte de cada funcionário e desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, as empresas irão investir mais no reforço de um talento natural do que na formação massiva de líderes.

9. Marcas e produtos com ações e produções sustentáveis

As ações sustentáveis e o desenvolvimento de produtos com métodos que fortalecem a cultura da sustentabilidade devem continuar crescendo. Até setembro de 2016, mais de US$ 500 milhões foram salvos em eficiência energética e este valor tende a crescer em 2017.

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