O meio educacional sempre esteve muito ligado às suas tradições, o que diz respeito também à sua maneira de captação e retenção de alunos. Mas, assim como as formas de se ofertar educação estão se transformando (um exemplo é a expansão constante de EAD), o setor também está apostando no Marketing Digital para alcançar novos alunos, vender mais cursos e se relacionar com o público-alvo.
Assim, o marketing já passa a ter destaque e a ser visto como um aliado de diferentes perfis de instituições que hoje conseguem se entender mais como um negócio e buscam a saúde financeira em seus resultados.
Sobre o perfil dos participantes pesquisados, com base nos dados informados pelos respondentes da pesquisa (230 Instituições de Ensino de todo o Brasil, no período de 10 a 26 de agosto de 2016), em sua maioria diretores, chegou-se a um perfil majoritário de instituições individuais, ou seja, que não pertencem a uma franquia ou a um grupo educacional, que ofertam educação privada.
Neste post, separamos alguns dos principais dados levantados em relação às estratégias adotadas e como elas têm impactado nos resultados das instituições. Para conferir todos os dados, acesse a pesquisa completa gratuitamente.
O Marketing Digital no mercado de Educação
Assim que as instituições passaram a ver o marketing como aliado em algum momento, o marketing offline foi o primeiro a ganhar espaço. As estratégias ligadas a esse tipo de marketing são mais voltadas à divulgação da marca por meio de campanhas tradicionais, como propagandas e panfletos em jornais e revistas, por exemplo.
Essas ações continuam tendo muita importância no mercado educacional, sendo que cerca de 66,5% das instituições participantes da pesquisa investem em alguma ação de Marketing Offline.
O Marketing Digital no mercado educacional
Percebendo a capacidade do meio online para a captação de alunos, 81,3% das instituições respondentes da EduTrends investem em Marketing Digital e 41,7% delas direciona até 10% do orçamento total de marketing nas ações digitais. Entre elas, a publicação em redes sociais e uso de Email Marketing são as mais praticadas, com 94,1% e 84% da preferência, respectivamente.
Com os possíveis alunos cada vez mais imersos nesse meio, o Marketing Digital se mostra como uma das possibilidades mais eficientes para a aproximação da instituição com seu público. Isso porque utilizar essa modalidade de marketing significa aproveitar os canais digitais de forma estratégica, ou seja, usar as redes sociais, o email e os buscadores, como o Google, para expor a marca e atrair os alunos em potencial.
O Marketing de Conteúdo para o mercado de Educação
O Marketing de Conteúdo funciona como o motor do Marketing Digital e é uma maneira de engajamento com o público-alvo adotada por 79% das instituições respondentes desta pesquisa, as quais utilizam ao menos uma estratégia, como publicações em blog e em redes sociais, vídeos, eBooks, webinars e envio de Email Marketing.
Alguns dos resultados trazidos pelas estratégias em Marketing de Conteúdo são a geração de 2,2 vezes mais visitas para instituições com publicações em blog e 10 vezes mais visitas para as que publicam em suas redes sociais.
Automação de Marketing no mercado educacional
A automação de marketing é uma forma de contar com tecnologias inteligentes para automatizar ações fundamentais nas estratégias de marketing, facilitar e aprimorar o relacionamento com seus alunos. Isso vai desde as fases de atração de visitantes e conversão em Leads, e continua mesmo após a conclusão da matrícula ou a finalização do momento ativo na sua instituição.
E, embora a automação de marketing ainda seja uma novidade para o mercado educacional, 43,9% das instituições participantes desta pesquisa já adotam alguma ferramenta com esse propósito. Os resultados dessa adoção podem ser vistos no gráfico a seguir, que mostra uma geração de Leads 3,7x maior para as instituições que utilizam essa ferramenta.
Os principais desafios a superar no mercado educacional
Entre as instituições que investem em Marketing Digital, a conversão de Leads é o principal desafio para 56,1% delas. Já para as instituições que não investem em Marketing Digital, o principal desafio está antes mesmo do topo do funil, sendo o alcance do público-alvo a maior preocupação para 47,73% delas.
Outro dado relevante na diferença de desafios entre as instituições que investem e não investem em Marketing Digital está na evasão de alunos. Nas instituições que investem no Digital, essa é a maior preocupação para apenas 27,8%. Já para as instituições que não investem em Digital, a evasão de alunos é a maior preocupação em 43,18%.
Um dos motivos para a queda dessa preocupação é que o Marketing Digital facilita estratégias de relacionamento que impactam diretamente na retenção dos alunos, como comunicações mais direcionadas em fluxos de email, por exemplo.
O Marketing Offline ainda desempenha um papel importante no meio educacional, principalmente em eventos e ações presenciais, que em alguns casos são fundamentais para a decisão do potencial aluno. Entretanto, o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo ganham cada vez mais espaço, já que representam um investimento mais rentável e com maior possibilidade de mensuração.