A cada ano que passa as mudanças tecnológicas ficam mais rápidas, e isso afeta diretamente todos os segmentos da nossa vida, e no marketing não é diferente, para o marketing digital (marketing no ambiente online) se torna mais latente e imprescindível acompanhar essas mudanças.

As empresas que não acompanharem as mudanças de paradigmas no que se refere ao relacionamento com os seus clientes, que vem junto com as inovações tecnológicas, estarão distantes das concorrentes que trabalham de maneira a acompanhar tais mudanças.

Costumo falar que há 10 anos, para cada 01 site de empresa na rede, existia mais 05 de seus concorrentes. Hoje para cada 01 site, podemos considerar que tem pelo menos 100, 200 sites de concorrentes, e esses números tem a aumentar cada vez mais rápido.

Com tanta concorrência, está muito distante o simples fato, que ter um site na rede era sinônimo de sucesso. Hoje as empresas tem que se reinventar a cada dia, buscando inovações e maneiras de se relacionar com os seus clientes.

Nos últimos 03 anos, passamos por uma transformação muito grande com a incorporação das mídias/redes sociais como instrumento de relacionamento com os clientes. É preciso ressaltar que essas mudanças ainda estão sendo digeridas pelos empresários. O número de empresários que hoje utilizam essas plataformas ainda é muito pequeno, e menor ainda, são os empresários que as utiliza de maneira correta.

Mais, com o advento dos dispositivos moveis que vem crescendo com uma rapidez fora do comum, já estamos entrando em outra grande revolução do relacionamento EMPRESAS X CLIENTE, que é a “Geolocalização”.

Infelizmente os empresários quando pensam em solicitar o desenvolvimento de seu site pensam primeiramente no preço mais baixo, desconsiderando a real necessidade de um site na grande rede. Um site que seja visível aos mecanismos de busca e que atendam as novas necessidades de relacionamento com os clientes.

Falar em ‘“Geolocalização” e falar em um investimento que a primeira vista pode ser inútil, mais que se as empresas tiverem uma boa estratégia de comunicação, focadas nos dispositivos moveis terão grande retorno.

Só no primeiro trimestre de 2013 foram vendidos mais de 5,4 milhões de smartphone, um aumento de mais de 80% se comparado ao mesmo período do ano de 2012. Apenas um detalhe, esses números foram coletados antes da medida provisória do governo federal que desonera a fabricação desses aparelhos, fazendo com que o preço seja reduzido em boa parte dos modelos disponíveis hoje.

Com tudo, temos um mercado promissor na venda de smartphone, na qual terá um reflexo grandioso no marketing digital, ou na nova revolução das relações que é o “Mobile Marketing”.

Com um número cada vez maior de dispositivos moveis, aumenta também o número de usuários que acessam a internet por esses dispositivos, muitos deles já trocaram os “Desktops” por smartphone ou tabletes.

É simples assim, o empresário que não tiver na sua estratégia de marketing, a preocupação com o Mobile, vai perder gradativamente terreno.

O simples site, o simples fato de ter um ou mais perfis em mídias/redes sociais, o simples fato de ter uma campanha de e-mail marketing, já não atende mais, se tudo isso não tiver preparado para o simples fato de que cada vez mais pessoas acessam a internet pelos dispositivos moveis.

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