Desde o ano passado, o Facebook vem criando novas maneiras de quantificar as conversões feitas offline, ou seja, vendas feitas presencialmente em lojas físicas. No final de 2016, ensinamos como analisar os Eventos Offline no Gerenciador de Negócios do Facebook, ferramenta que permite analisar dados como número de visitantes em uma loja e vendas offline que foram geradas a partir de anúncios para lojas físicas.

Por exemplo, caso você seja dono de uma loja de brinquedos e queira fazer um saldão para o feriado do dia 12 de outubro (Dia das Crianças no Brasil), poderá criar um anúncio com promoção exclusiva para quem visitar a loja. Para avaliar o resultado de seu anúncio, pode enviar um arquivo em formato .CSV ou .TXT com os dados de todos que compraram naquele dia.

Isso permite que os resultados sejam calculados e o retorno sobre o investimento possa ser quantificado. Além disso, o Facebook também possibilita que anunciantes criem Públicos Personalizados a partir desses dados, podendo utilizá-los em futuras campanhas.

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Agora, o Facebook foi além e está começando a testar o uso da geolocalização dos smartphones para o algoritmo que calcula quais anúncios um usuário verá. Ou seja, ao visitar a filial de alguma loja – como uma Starbucks -, será mais provável de, no futuro, visualizar mais anúncios da Starbucks em seu Facebook.

Anúncios para lojas físicas: como funciona a geolocalização

Um número selecionado de empresas já está testando os anúncios para lojas físicas através da geolocalização. A funcionalidade trabalhará da seguinte maneira.

1 – Um usuário do Facebook entra em uma loja;

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2 – A geolocalização do Facebook registra a entrada desse usuário;

3 – O dono da loja acessa o Gerenciador de Negócios do Facebook;

4 – Em seguida, ele acessa a área de Públicos;

5 – Ao optar por criar um Público Personalizado, ele terá a opção de criá-lo a partir de usuários que visitaram a loja com a geolocalização do Facebook ativada.

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A partir daí, os anunciantes também poderão criar públicos semelhantes após a criação do primeiro público personalizado. Por exemplo, após atrair visitantes a comprar através de uma campanha, poderá criar uma outra destinada apenas a visitantes que ainda não compraram.

Veja também:

Onde os anúncios estão sendo testados?

No momento, o Facebook confirmou apenas que “um número seleto de empresas” está testando a funcionalidade, sem mencionar em quais países estão localizados. Também não divulgada nenhuma data para que a criação desse tipo de público estivesse disponível para todos os usuários. Clique aquipara conferir o anúncio na íntegra e comece a planejar suas próximas campanhas para os visitantes de seu negócio!

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