Muitas lojas virtuais já descobriram o valor do Email Marketing. A Loja Integrada listou algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados.
Seja para engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, o uso do Email Marketing para sua loja virtual é muito indicado.
Com uma certa frequência, os clientes acessarão suas respectivas caixas de mensagens e é interessante que a sua loja esteja por lá, reforçando a comunicação.
Muitas empresas já descobriram o valor do Email Marketing para sua loja virtual e, por isso, listamos algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados e para que as mensagens sejam relevantes e não virem spam.
1. Atenção ao montar o mailing
Pode ser por meio de uma promoção, após a finalização de uma compra ou após uma visita. Elabore maneiras de incentivar o cadastro voluntário de clientes na sua lista de emails. Dessa forma, você garante uma base de pessoas interessadas. Este é o primeiro passo para campanhas eficazes e mensagens que não são consideradas spam.
Além disso, é interessante incluir alguns campos de cadastro para identificar o perfil dos participantes do seu mailing e enviar a mensagem certa para os seus clientes. Lembre-se: a quantidade de campos deve ser pequena para não desencorajar o cliente. No caso dos cadastros feitos após uma compra, você mesmo – ou um sistema – pode incluir o que foi comprado, a pesquisa realizada e a frequência de compra do consumidor.
Por fim, fuja das ofertas de comprar mailings prontos. Isso sujará a sua base de emails, pois trará muitas pessoas que não conhecem sua loja ainda e não pediram para receber seus emails.
2. Busque a melhor ferramenta de Email Marketing para sua loja virtual
É importante fazer os envios por meio de uma ferramenta de Email Marketing em vez de manualmente, pois uma plataforma entrega importantes dados sobre os envios – tais como taxa de abertura, de clique etc. – e que são importantes para gerar insights e informações para os próximos disparos.
Além disso, é importante que a sua plataforma de Email Marketing e de ecommerce sejam integradas. Isso facilitará muito as suas ações.
3. Relevância é a sua palavra de ordem
Mande aquilo que for relevante para o seu cliente e que tenha ligação com a loja. Nesse sentido, é importante enviar promoções, lançamentos e outras informações ligadas à loja, mas também informações que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema.
Por exemplo, uma newsletter com dicas para combinar certo modelo de sapato, no caso de um ecommerce de calçados – e ainda é possível adicionar um link para um post do seu blog, que apresenta informações mais detalhadas, educando e engajando seu cliente.
É importante que o cliente veja valor nas campanhas enviadas. Uma dica importante é combinar o tema do seu email com o perfil do seu cliente. Por exemplo, enviar um checklist para viajar com crianças para clientes de um ecommerce de artigos para viagem que são pais e assim por diante.
4. Enviar, testar, analisar, aprimorar e repetir
Aproveite os dados da plataforma que você escolheu para avaliar se você está atingindo os seus objetivos e, se não, o que precisa ser alterado.
Além disso, não tenha preguiça de testar várias possibilidades de assunto de email, conteúdo, layout, horário e frequência de envio.
Coloque a mão na massa!
Agora que você já conhece algumas técnicas de Email Marketing, que tal botar a mão na massa e começar a aumentar as taxas de conversão em sua loja virtual?
Só com a prática será possível colher os frutos de um bom trabalho de Email Marketing. Lembre-se de testar antes do disparo e fique atento a todos os detalhes como links, imagens e texto para garantir que nada saía da planejado.
Continue aprofundando os seus conhecimentos sobre esse tema e use o Email Marketing para gerar mais vendas!
Fonte: Resultados Digitais